SEGURANÇA PARA MOTOCICLISTAS

Sérgio Costa

segurança para quem anda sobre duas rodas

Quando o trânsito estiver fluindo, o motociclista deve respeitar os limites de velocidade da via e ocupar o espaço de um carro, sinalizando com antecedência as manobras que pretende realizar.


Os pontos cegos são as áreas onde a visão do motorista é bloqueada pelas colunas do carro, como nas laterais ou mesmo na parte traseira. Ao transitar ao lado de ônibus e caminhões o motociclista deve considerar que pode não estar sendo visto pelo motorista. A dica é manter contato visual com o motorista através do espelho retrovisor do carro, se o motociclista consegue ver o os olhos do motorista, a moto está visível.


Mesmo com o trânsito parado, as motos não devem trafegar pelos corredores em alta velocidade, afinal surpresas podem aparecer e causar acidentes.  A velocidade inadequada reduz o tempo para uma reação eficiente em caso de perigo.

Jamais ultrapasse pela direita junto à calçada, pois um pedestre pode atravessar ou sua moto pode ser fechada por outro veículo que pretende fazer uma conversão, entrar ou sair da via.

Muitos pedestres atravessam no meio da via e olham apenas para ver se os carros estão parados, esquecendo-se das motocicletas que estão nos corredores. Os motociclistas devem ter atenção especial nesses casos, reduzindo a velocidade e respeitando a sinalização.



Nesse mês, vamos falar sobre algumas alterações que afetam diretamente os motociclistas, mas todos que transitam devem também estar atentos as regras.


A primeira alteração é sobre o aumento da idade mínima para transportar crianças em motocicletas, motonetas e ciclomotores, que passou dos sete anos para 10 anos. Tudo isso é simplesmente para proteger as crianças, pois com menos de 10 anos, qualquer sinistro de trânsito pode ser fatal para uma criança. Portanto, seja consciente e não leve menores de 10 anos na sua garupa, nem se o trajeto for curto.

 

O ideal é que, cada adulto avalie se a criança tem habilidade, a partir dos 10 anos, para ser um garupa. Destreza, agilidade, entender os movimentos do motociclista são essenciais para que você possa levar um garupa em segurança. Se a criança nunca subiu numa motocicleta, o ideal é que você treine com ela num local seguro, antes de sair pelas ruas e avenidas.

 

Outra mudança foi na punição para quem trafega com a viseira levantada. Porém, o mais importante é você que está numa motocicleta entender a proteção que a viseira lhe traz. Pedras, insetos, objetos muito pequenos podem atingir seus olhos caso você esteja com a viseira levantada. A proteção nos olhos é fundamental para não correr o risco de machucar uma dos sentidos mais importantes do corpo humano, que é a visão. Independente da punição, use sempre a viseira abaixada.

 

Um alerta importante é trocar a viseira do capacete, caso ela esteja riscada ou trincada. Muitos motociclistas transitam com a viseira levantada pois ela está em péssimo estado de conservação. Será que vale a pena arriscar sua visão, ao invés de trocar a viseira por uma transparente e em boas condições? Essa é uma atitude que lhe protege. Pense nisso.

 

Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito. 


Por Sérgio Costa 18 de abril de 2022
Quais são as 10 principais ações de um motorista que pratica uma direção preventiva?
Por Sérgio Costa 16 de abril de 2022
Como a inteligência emocional pode ajudar a vida do condutor no trânsito?
Por Sérgio Costa 7 de julho de 2021
SEGURANÇA PELA GESTÃO DA FROTA
Por Sérgio Costa 5 de julho de 2021
DELTA FORCE CERTIFICADA EMPRESA LAÇO AMARELO
Por Sérgio Costa 5 de julho de 2021
CUIDADOS NA SEGURANÇA DOS PEDESTRES